Produção bibliográfica: edição coletiva (contínua)
Completion requirements
Grupo de Pesquisa Zeitgeist: publicações correlatas (edição em andamento)
- ANDRADE E SILVA, M. K. Autenticidade de materiais e ensino de línguas estrangeiras. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 20, n. 31, p. 1-29. 2017
- ANDRADE E SILVA, M. K. Ensino remoto, interação e autenticidade: relato de algumas possibilidades. In: Dörthe Uphoff; Poliana Arantes. (Org.). Ensinar Alemão em Tempos de (Pós) Pandemia Impactos e Construção de Novos Saberes. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2023, v. 1, p. 509-519.
- ANDRADE E SILVA, M. K.. Materiais didáticos no ensino de Alemão como Língua Estrangeira para público universitário. In: Iº Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos, 2016, São Paulo. Anais do Iº Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos. São Paulo: ABEG, 2016. v. 1. p. 224-232.
- ANDRADE E SILVA, M. K.; ROVERAN, H.E. Perguntas e respostas: o uso da plataforma Yahoo Clever! como ferramenta de ensino de alemão como língua estrangeira. PANDAEMONIUM GERMANICUM (IMPRESSO), v. 24, p. 48-77, 2020.
- AQUINO, M. C. ; ARANTES, P. C. C. . Partículas modais em alemão e seus equivalentes funcionais em português brasileiro: proposta de análise e classificação para o uso. Pandaemonium Germanicum, v. 23, p. 166-190, 2020. (A1)
- AQUINO, M.; FERREIRA, M, V. German as an Additional Language with a decolonial focus: a discussion on didactic proposals for the Zeitgeist project. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, vol. 17, e1709. 2023
- AQUINO, Marceli; CHERCHIGLIA, Adriano. Textos didatizados e não didatizados de alemão como língua adicional: uma análise quantitativa e qualitativa para o projeto Zeitgeist. Pandaemonium Germanicum, v. 24, n. 44, p. 421–451, 2021.
- ARANTES, P. C. C. Análise pragmática do uso de partículas modais em alemão e em português: incentivo às abordagens metalinguísticas no ensino de alemão em contexto universitário. In: ARANTES, P. C. C.; UPHOFF, D.; LEIPNITZ, L.; PEREIRA, R. C. (Org). O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Humanitas, p. 123-144, 2017.
- ARANTES, P. C. C. Eine pragmatische Gebrauchsanalyse der Modalpartikeln im deutsch-portugiesischen Vergleich. In: JOHNEN, Thomas; SAVEDRA, Mônica; SCHRÖDER, Ulrike.. (Org.). Sprachgebrauch im Kontext: Die deutsche Sprache im Kontakt, Vergleich und in Interaktion mit Lateinamerika/Brasilien (Kultur - Kommunikation - Kooperation; 23). 1ed.Stuttgart: Ibidem, v. 1, p.173-198, 2019.
- ARANTES, P. C. C. Herausforderungen im DaF-Unterricht für Lerner mit unterschiedlicher Zielorientierung. In: LAUER, Gerhard. (Org.). Germanistik in Brasilien: Herausforderungen, Vermittlungswege, Übersetzungen. 1ed.Göttingen: Wallstein Verlag, p. 134-146, 2014.
- ARANTES, P. C. C. Imagens de aprendizes de ALE em livros didáticos e o disciplinamento dos saberes. Pandaemonium Germanicum, v. 21, p. 1-30, 2018.
- ARANTES, P. C. C. Proposta de análise de livros didáticos de ALE sob a perspectiva da Análise do Discurso. In: AQUINO, M. C. (Org.) Was du schon immer über Linguistik, DaF und Interkulturalität wissen wolltest, aber nicht zu fragen wagtest: Reflexões sobre Linguística, Ensino-Aprendizagem e Interculturalidade em língua alemã. 1. ed. São Paulo: Editora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, p. 30-39, 2020.
- ARANTES, P. C. C.. Formação docente em língua alemã: avanços e desafios de institucionalização de sentidos em documentos oficiais da licenciatura. In: Dörthe Uphoff; Luciane Leipnitz; Poliana Coeli Costa Arantes; Rogéria Costa Pereira. (Org.). Alemão em contexto universitário: ensino, pesquisa e extensão. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2019, p. 11-34.
- ARANTES, P. C. C.; GIORGI, M. C. . Linguística no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: análise da questão étnico-racial e suas dimensões políticas no livro didático. In: DEUSDARA; ROOCHA; RODRIGUES; PESSOA; ARANTES.. (Org.). Cenas Possíveis em Discurso. 1ed.Rio de Janeiro: Cartolina, 2018, v. , p. 83-104.
- ARANTES, P. C. C.; SCHRÖDER, Ulrike Agathe. A dêixis social em sala de aula de ALE: propostas para uma unidade de ensino. In: MOURA, M. S. (Org.) ; SALIES, T. G. (Org.) ; STANKE, Roberta Cristina Sol Fernandes (Org.) ; BOLACIO, Ebal Sant'Anna (Org.). (Org.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, v. 1, p. 176-198, 2014.
- Arantes, Poliana; Uphoff, Dörthe (orgs.) Ensinar alemão em tempos de (pós-) pandemia. Campinas: Mercado de Letras, 2022. 536p.
- HERZIG, K.; BIEDERMANN, A.; PEUSCHEL, K; WILKE, V., WUCHERPFENNIG, N. Zielgruppenorientierung zwischen Standardisierung und Differenzierung: DaF an lateinamerikanischen Hochschulen. InfoDaF. Informationen Deutsch als Fremdsprache, v. 6, p. 591-627, 2015.
- BOLACIO FILHO, Ebal Sant'Anna ; PEREIRA, Rogéria Costa. Vergleichende Phonetik Deutsch/brasilianisches Portugiesisch: Stand der Forschung am Anfang des 21 Jahrhunderts. In: Galle, H.P.E., Reichmann, T., Nowinska, M., Herrmann, L. (eds). (Org.). Sprache - Klang - Diktion. 1ed.Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2024, p. 253-267.
- ECKRICH, L. H.; PEREIRA, R. C. . Ungleichheit differenziert begegnen: Vorschläge für binnendifferenzierten Schreibunterricht online und auf Distanz. Pandaemonium Germanicum, v. 25, p. 168-198, 2022.
- FERREIRA, M. A. V. ; LEIPNITZ, L. ; PEREIRA, R. C.; STANKE, R. S. . Ensino de Alemão e extensão universitária: um breve panorama. In: Mônica Maria Guimarães Savedra; Ebal Sant’Anna Bolacio Filho. Mergenfel Andromergena Vaz Ferreira. (Org.). Travessias, encontros, diálogos nos estudos germanísticos no Brasil. 1ed.Niterói: Eduff, 2021, v. , p. 72-94.
- FERREIRA, M. A. V. ; STANKE, R. C. S. F. . Desafios para o fomento da interação e da expressão oral no ensino remoto de alemão como língua adicional. In: ARANTES, Poliana Coeli Costa; UPHOFF, Dörthe. (Org.). Ensinar Alemão em tempos de (pós-)pandemia: impactos e construção de novos saberes. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2021, v. , p. 251-276.
- GONDAR, ANELISE F. P.; VAZ FERREIRA, Mergenfel A.. Herausforderungen der Professionsbildung angehender DaF-Lehrerinnen und -Lehrer in Rio de Janeiro: Bestandsaufnahme auf der Grundlage subjektiver Theorien und Aussichten für die Forschung. INFO DAF. INFORMATIONEN DEUTSCH ALS FREMDSPRACHE, v. 47, p. 491-506, 2020.
- GONDAR, ANELISE F.; VAZ FERREIRA, MERGENFEL A.. Desafios do uso do livro didático no ensino superior. PANDAEMONIUM GERMANICUM (IMPRESSO), v. 22, p. 302-330, 2019.
- HERZIG, K.; BIEDERMANN, A.; PEUSCHEL, K.; WILKE, V.; WUCHERPFENNIG, N. Zielgruppenorientierung zwischen Standardisierung und Differenzierung: DaF an lateinamerikanischen Hochschulen. Info DaF. Informationen Deutsch als Fremdsprache, v. 6, p. 591-627, 2015.
- LIMA, ADRIANA BORGERTH VIAL CORRÊA ; STANKE, ROBERTA C. SOL F. A tradução intercultural como sensibilização para aspectos culturais no ensino de alemão. PANDAEMONIUM GERMANICUM (IMPRESSO), v. 25, p. 141-171, 2022.
- Lobato, Elaine Rodrigues Reis; Safra, Marcos Fernandes; Uphoff, Dörthe. A história do ensino de alemão no curso de Letras da Universidade de São Paulo. História do Ensino de Línguas no Brasil, v. 8, n. 1, 2014, s/p.
- MARIANO, T. V.. Deutschlehrerausbildung in Brasilien: Plädoyer für eine stärkere Einbeziehung literaturdidaktischer Inhalte. In: Paulo Astor Soethe. (Org.). Weltgermanistik, Germanistiken der Welt Begegnungen in Lateinamerika - Jahrbuch für Internationale Germanistik. 1ed.Berlim: Peter Lang Verlag, 2020, v. , p. 169-194.
- MARIANO, THIAGO VITI; DERINGER, THAIANE . Filmes de curta-metragem em aula de alemão como língua estrangeira em tempos de pandemia. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v. 25, p. 89-121, 2022.
- MARIANO, Thiago Viti; LORKE, Franziska. In der Kürze liegt die Würze! Curtas-Metragens no ensino de alemão como língua estrangeira. In: Catarina Portinho-Nauiack; Ruth Bohunovsky; Virgínia Wruck. (Org.). Ensinar alemão no Brasil: percursos e procedimentos. Curitiba: Editora UFPR, 2020, p. 173-195.
- MARQUES-SCHÄFER, Gabriela ; STANKE, Roberta C. S. F. ; BOLACIO FILHO, Ebal S. Was können Lehrwerke zur Reflexion von Stereotypen im DaF-Unterricht beitragen? Eine Analyse anhand der Arbeit mit DaF kompakt in Brasilien. INFO DAF. INFORMATIONEN DEUTSCH ALS FREMDSPRACHE, v. 5, p. 566-586, 2016.
- NASCIMENTO, J. C. ; PEREIRA, R. C. A Linguística Contrastiva Português/Alemão e seus Mecanismos de Comunicação Científica. Pandaemonium Germanicum, v. 26, p. 128-158, 2023.
- NASCIMENTO, Jhessyca Castro do; PEREIRA, Rogéria Costa. Linguística contrastiva português/alemão e o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil. MIGUILIM - REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI, v. 12, p. 217-237, 2023.
- OLIVEIRA, P. À procura da flor azul no ensino da língua alemã. Projekt (Curitiba), v. 44, p. 13-23, 2006.
- OLIVEIRA, P. Auch Zwerge haben klein angefangen: Großes und Kleines rund um den Computer im DaF-Bereich. DaF-Brücke (Curitiba), Buenos Aires - Argentina, v. 2, n.2, p. 15-18, 2000.
- OLIVEIRA, P. Autonomia e parâmetros externos: incompatíveis? Recolocando a questão no âmbito do laboratório de avaliação do Moodle, na companhia de Wittgenstein. Revista EntreLínguas, v. 1, p. 85-110, 2015.
- OLIVEIRA, P. Fachsprachen und Internet im DaF-Bereich. Cadernos de Letras (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 17, p. 79-89, 2001.
- OLIVEIRA, P. Graus de Interação no Espaço Físico e Virtual. In: Ucy Soto; Mônica Ferreira Mayrink; Isadora Valencise Gregolin. (Org.). Linguagem, educação e virtualidade - Experiências e reflexões. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009
- OLIVEIRA, P. Implicações do Pensamento de Wittgenstein para o Ensino de Línguas. Cadernos de História e Filosofia da Ciência (UNICAMP), v. 14, p. 335-363, 2004.
- OLIVEIRA, P.. Linguagem, Pensamento, Cultura. In: Lília S. Abreu-Tardelli; T. S. Garcia; A. de A. G. D'Orange Ferreira. (Org.). Pesquisas em Linguagem: Diálogos com a Contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2021, v. 1, p. 101-122.
- OLIVEIRA, P.; LEDEL, L. Zeitgeist: Modelando um projeto editorial com interface digital. Pandaemonium Germanicum, v. 24, n. 442. 2021.
- OLIVEIRA, P.; SARTINGEN, K.; DEGELO, A. L. Z. Fernstudienkurse in Brasilien. Zielsprache Deutsch, Munique - Alemanha, v. 27, n.2, p. 92-97, 1997.
- OLIVEIRA, P.; WUCHERPFENNIG, N. . Passagem para o virtual: as novas mídias. In: Ruth Bohunovsky. (Org.). Ensinar alemão no Brasil: contextos e conteúdos. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2011, p. 99-121.
- OLIVEIRA, P.; WUCHERPFENNIG, N. ; VETTER, A. Alemão para universitários: formas híbridas. Cadernos de Letras (UFRJ), v. 24, p. 59-84, 2008.
- OLIVEIRA, PAULO. Mediação - Tradução & Interpretação - e consciência linguística: do `velho? resiliente no `novo?. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v. 25, p. 57-91, 2022.
- PAMIES, A. ; KALOUSTOVA, O. ; KOUZNETSOV, V. B. ; BRETANA, J. M. P. ; BARRIOS, L. R. ; Č ; IRIBAR, A. ; ROSEANO, P. ; PEREIRA, R. C. ; GHALAYINI, Y. E. ; YONARKOL, V. ; GOSHKHETELIANI, I. ; KIMURA, T. ; ZHANG, Z. ; CHOI, B. ; SZTANO, L. ; RADULESCU, A. ; BELJIĆ ; PEJOVIĆ ; REI, E. F. ; CACHON, C. M. ; TORRENTS, I. G. ; VALLE, E. M. . Dicofon 4 Diccionario de fonética en 22 lenguas. 4. ed. Graanada: Editorial Comares, 2022.
- PEREIRA, R. C. Análise diacrônica de capas de livros didáticos do alemão como língua estrangeira sob a perspectiva da Gramática do Design Visual In: Ensino e aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis.1 ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018, p. 124-142.
- PEREIRA, R. C. Die Integration elektronischer Medien in den DaF-Unterricht am Beispiel von Moodle und einem Weblog In: Transformationen: DaF-Didaktik in Lateinamerika - Impulse aus Forschung und Unterrichtspraxis. 1 ed. Tübingen: Stauffenburg Verlag, 2014, v.4, p. 215-229.
- PEREIRA, R. C. Germanistik im Norden und Nordosten Brasiliens: Zwischen Lehrerausbildung und DaF-Unterricht. In: Paul Voerkel; Dörthe Uphoff; Dorit Heike Gruhn. (Org.). Germanistik in Lateinamerika Entwicklungen und Tendenzen. 1ed.Göttingen: Universitätsverlag Göttingen, 2021, v. , p. 289-310.
- PEREIRA, R. C. O ensino remoto emergencial do Alemão em um projeto extensionista. In: Poliana Arantes; Dörthe Uphoff. (Org.). Ensinar Alemão em tempos de (pós-)pandemia : impactos e construção de novos saberes. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2021, v. , p. 477-486.
- PEREIRA, R. C.. Epenthesis and deletion as strategies to acquire complex syllabic structures: Strategies in the Interlanguage of Brazilian learners of German as a foreign language. SYSTEM, v. 98, p. 102479, 2021.
- PEREIRA, R. C.. Motivação para aprendizado do alemão em contexto extensionista. In: Uphoff, D.; Leipnitz, L.; Arantes, P.C.C.; Pereira, R.C.. (Org.). Alemão em contexto universitário: ensino, pesquisa e extensão. 1ed.São Paulo: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2019, v. 1, p. 193-216.
- PEREIRA, ROGÉRIA COSTA. Deutsch lernen im akademischen Kontext: intrinsische und extrinsische Motivation brasilianischer Lernender. In: Laura Auteri; Natascia Barrale; Arianna Di Bella; Sabine Hoffmann. (Org.). Jahrbuch für Internationale Germanistik Wege der Germanistik in transkultureller Perspektive Akten des XIV. Kongresses der Internationalen Vereinigung für Germanistik (IVG) (Bd. 3). Bern: Peter Lang, 2023, v. 3, p. 491-503.
- PEREIRA, Rogéria Costa; NOGUEIRA, Francisco G. S. Das Aussprachetraining in einem brasilianischen Lehrwerkprojekt für den Hochschulbereich: Das Projekt Zeitgeist. In: Silvia Demmig; Sandra Reitbrecht; Brigitte Sorger; Hannes Schweiger. (Org.). IDT 2022: *mit.sprache.teil.haben Band 4: Beiträge zur Methodik und Didaktik Deutsch als Fremd*Zweitsprache. 1ed.Berlin: Erich Schmidt Verlag, 2023, v. 4, p. 273-280.
- PUH, M.; NUNES, E. C. R. . Os entrelugares e o futuro aberto da formação e atuação docente em língua alemã na luta contra o latifúndio linguístico. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14201, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14201. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14201. Acesso em: 12 jul. 2023.
- RIBEIRO, T. S. ; PEREIRA, R. C. . Materiais Didáticos Digitais através do LearningApps: Um Preparatório Gamificado para Provas de Proficiência Linguística. MIGUILIM - Revista Eletrônica do Netlli, v. 10, p. 635-661, 2021.
- ROMÃO, T. L. C.; NOGUEIRA, F. G. S. . Ensino remoto de fonética e fonologia da língua alemã: algumas experiências práticas no contexto universitário durante a pandemia. PANDAEMONIUM GERMANICUM (IMPRESSO), v. 25, p. 199-222, 2022.
- ROMÃO, T.L.C.; PEREIRA, R. C.; NOGUEIRA, F. G. S. Phonetik und Phonologie in der DaF-Lehrerausbildung: ein Spannungsverhältnis zwischen universitären Lernzielen und dem Einsatz von DaF-Lehrwerken. Info DaF. Informationen Deutsch als Fremdsprache, v.47, p.538 - 551, 2020.
- ROMÃO, Tito Lívio Cruz; NOGUEIRA, Francisco Gleiberson Dos Santos; PEREIRA, Rogéria Costa. Aspectos de fonética em dicionários impressos: algumas considerações no contexto do alemão como língua estrangeira. Entrepalavras, v. 11, n. 11esp, p. 118-139, 2022.
- Silveira, Ana Clara Neves; Uphoff, Dörthe. Unterrichtsplanung als Ausbildungsgegenstand an der USP: Erfahrungen und Möglichkeiten. Projekt, n. 59, 2020, p. 10-16.
- Silveira, Ana Clara Neves; Uphoff. Dörthe. Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula. Pandaemonium Germanicum, v. 26, n. 49, 2023, p. 196-220.
- SIPRIANO, F. da S. ; SOUZA, R. S. de ; PEREIRA, R. C. Mapeamento de Estudos da Linguística Contrastiva Português/Alemão: Dados Bibliográficos no Brasil. Pandaemonium Germanicum, v. 24, p. 452-474, 2021.
- STANKE, Roberta C. S. F.; FERREIRA, Mergenfel A. V. ; BOLACIO FILHO, Ebal S . Cultura, livro didático e formação de professores de alemão como língua estrangeira. In: Marques-Schäfer, Gabriela; STANKE, Roberta C. S. F.. (Org.). DaF e Aprendizagem Intercultural / DaF und interkulturelles Lernen. 1ed.Gießen: Giessen University Library Publications / Tredition, 2021, v. 1, p. 13-39.
- STANKE, ROBERTA C. S. F.; FERREIRA, MERGENFEL V. Formação inicial de professoras/es de línguas e contexto pandêmico: o foco nas práticas colaborativas para o enfrentamento de desafios. Pandaemonium Germanicum (Online), v. 25, p. 223-243, 2022.
- STANKE, ROBERTA C. S. F.; FERREIRA, MERGENFEL V. Sobre aprendizagens e perspectivas do ensino remoto de língua alemã: introdução ao dossiê temático. Pandaemonium Germanicum (Online), v. 25, p. 1-12, 2022.
- Tanaka, Victor Almeida; Uphoff, Dörthe. Influências interlinguais e estratégias de comunicação por aprendizes de alemão como terceira língua. Pandaemonium Germanicum, v. 22, n. 36, 2019, p. 128-152.
- UPHOFF, D.; ARANTES, P. C. C. Mudando os termos da conversa: Questões decoloniais na produção de materiais didáticos para o ensino de alemão. Revista Interdisciplinar Sulear, 14, 28-44. https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6594 (2023)
- Uphoff, Dörthe- Quem são os especialistas no ensino de línguas? In: Rocha, Décio; Deusdará, Bruno; Arantes, Poliana, Pessôa, Morgana (orgs.). Pesquisar com gêneros discursivos: interrogando práticas de formação docente. Rio de Janeiro: Editora Cartolina, 2020, p. 143-153.
- Uphoff, Dörthe. A área de Alemão como Língua Estrangeira: desenvolvimento histórico e perspectivas atuais. Pandaemonium Germanicum, v. 16, n. 22, 2013, p. 219-241.
- Uphoff, Dörthe. A política linguística nos Congressos Brasileiros de Professores de Alemão (1989-2015). In: Uphoff, Dörthe; Fischer, Eliana; Azenha, João; Perez, Juliana Pasquarelli (orgs.). 75 anos de alemão na USP. Reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas, 2015, 275-295.
- Uphoff, Dörthe. Aktuelle Einführungen in das Fach Deutsch als Fremdsprache: didaktisch-methodische Wissensordnungen im Umbruch. Matraga, v. 27, n. 49, 2020, p. 13-33.
- Uphoff, Dörthe. DaF, DaZ, DaT, Língua Adicional: Wissensordnungen und Subjektpositionen in der Didaktik des Deutschen als Nicht-L1. Pandaemonium Germanicum, v. 24, n. 43, 2021, p. 38-65.
- Uphoff, Dörthe. Discursos sobre livro didático e planejamento de aula nas séries „Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache” e „Deutsch lehren lernen”. In: Moura, Magali; Bolacio, Ebal; Stanke, Roberta Sol; Saliés, Tânia Gastão (orgs.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, p. 144-161.
- Uphoff, Dörthe. Ensino orientado para a ação e letramento crítico: interfaces possíveis. In: Bohunovsky, Ruth et al. (orgs.). Ensinar alemão no Brasil. Percursos e procedimentos. Curitiba: Editora UFPR, 2021, p. 15-30.
- Uphoff, Dörthe. O lugar da criticidade na formação inicial de professores de alemão. In: Ferraz, Daniel de Mello; Kawachi-Ferraz, Claudia Jotto (orgs.). Educação linguística em línguas estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2018, p. 231-247.
- Uphoff, Dörthe. Schulischer Fremdsprachenunterricht in Brasilien im Blickfeld einer wissenssoziologischen Diskursforschung. In: Bosančić, Saša; Keller, Reiner (orgs.). Diskurse, Dispositive und Subjektivitäten. Anwendungsfelder und Anschlussmöglichkeiten in der wissenssoziologischen Diskursforschung. Wiesbaden: Springer VS, 2022, p. 55-72.
- Uphoff, Dörthe. The place of language policy in pre-service German teacher education. Revista Letras Raras, v. 8, n. 3, 2019, p. 110-127.
- Uphoff, Dörthe. Uma pequena história do ensino de alemão no Brasil. In: Bohunovsky, Ruth. (org.). Ensinar alemão no Brasil. Contextos e conteúdos. Curitiba: Editora UFPR, 2011, p. 13-30.
- Uphoff, Dörthe; Arantes, Poliana Coeli Costa. O ponto cego da autonomia: reflexões sobre o ensino de alemão no curso de Letras. In: Savedra, Mônica; Ferreira, Mergenfel; Bolacio, Ebal; Stanke, Roberta (orgs.). Travessias, encontros, diálogos nos estudos germanísticos no Brasil. Niterói: EdUFF, 2021, 299-322.
- Uphoff, Dörthe; Arantes, Poliana Coeli Costa. Sobre a importância da interação no ensino de línguas adicionais. In: Arantes, Poliana; Uphoff, Dörthe (orgs.) Ensinar alemão em tempos de (pós-) pandemia. Campinas: Mercado de Letras, 2022, 299-321.
- Uphoff, Dörthe; Araújo, Fernanda Reis de. Historiografia de estudos brasileiros sobre o ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira. In: Uphoff, Dörthe; Leipnitz, Luciane; Arantes, Poliana Coeli Costa; Pereira, Rogéria Costa (orgs.). Alemão em contexto universitário. Ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Humanitas, 2019, p. 79-102.
- Uphoff, Dörthe; Debia, Deise Tott. O papel do ensino de língua e a passagem para as disciplinas de literatura no curso de Letras-Alemão da USP: considerações a partir de uma análise de necessidades. In: Uphoff, Dörthe; Leipnitz, Luciane; Arantes, Poliana Coeli Costa; Pereira, Rogéria Costa (orgs.). O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas, 2017, p. 169-190.
- Uphoff, Dörthe; Fischer, Eliana; Azenha, João; Perez, Juliana Pasquarelli (orgs.). 75 anos de alemão na USP: Reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas, 2015. 333p.
- Uphoff, Dörthe; Leipnitz, Luciane; Arantes, Poliana Coeli Costa; Pereira, Rogéria Costa (orgs.). Alemão em contexto universitário: ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Humanitas, 2019. 287p.
- Uphoff, Dörthe; Leipnitz, Luciane; Arantes, Poliana Coeli Costa; Pereira, Rogéria Costa (orgs.). O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas, 2017. 240p.
- Uphoff, Dörthe; Perez, Juliana Pasquarelli. Caminhos da graduação em Letras-Alemão na Universidade de São Paulo. In: Uphoff, Dörthe; Fischer, Eliana; Azenha, João; Perez, Juliana Pasquarelli (orgs.). 75 anos de alemão na USP. Reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas, 2015, p. 13-24.
- Uphoff, Dörthe; Tanaka, Victor Almeida. Forschungsbeiträge zur Germanistik in der brasilianischen Fachzeitschrift Pandaemonium Germanicum. In: Voerkel, Paul; Uphoff, Dörthe; Gruhn, Heike (orgs.). Germanistik in Lateinamerika. Entwicklungen und Tendenzen. Göttingen: Universitätsverlag, 2021, p. 219-242.
- VAZ FERREIRA, M. A.; GONDAR, A. F. . A formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 36, p. 1-25, 2020.
- VOERKEL, P.; KONRAD, J.; STANKE, ROBERTA C. S. F. A cooperação multilateral GIP: Novos caminhos na formação de (futuros) professores de Língua Alemã. PROJEKT (CURITIBA), v. 61, p. 53-59, 2022.
- Voerkel, Paul; Uphoff, Dörthe; Gruhn, Heike (orgs.). Germanistik in Lateinamerika. Entwicklungen und Tendenzen. Göttingen: Universitätsverlag, 2021. 501p.
- WUCHERPFENNIG, Norma: Wissenschaftssprache im DaF-Unterricht mit Studierenden aller Fakultäten: Vorschläge zur Arbeit mit fachübergreifenden Redemitteln. In: Herzig, Katharina; Pfleger, Sabine; Spinassé, Karen Pupp; Sadowski, Sabrina. (Org.). Transformationen: DaF-Didaktik in Lateinamerika. Impulse aus Forschung und Unterrichtspraxis. 1ed.Tübingen: Stauffenburg, 2014, v. , p. 133-150
- WUCHERPFENNIG, Norma: Den Austausch fördern. Neue Aufgaben für den universitären Deutschunterricht. In: Germanistik im Dialog. Germanistik in Brasilien: Herausforderungen, Vermittlungswege, Übersetzungen. Beiträge der DAAD-Germanistentagung 2013 mit dem Partnerland Brasilien. Göttingen: Wallstein, 2014. p. 109-111.
- WUCHERPFENNIG, Norma: Materiais autênticos no ensino de línguas: novas discussões sobre um conceito antigo. In: Catarina Portinho-Nauiack; Ruth Bohunovsky; Virgínia Wruck. (Org.). Ensinar alemão no Brasil: percursos e procedimentos. Curitiba: Editora UFPR, 2020, p. 197-213.
- WUCHERPFENNIG, N.; OLIVEIRA, P. Moldando o futuro: sugestões para o ensino de línguas pós-pandêmico. In: Poliana Arantes, Dörthe Uphoff (Org.). Ensinar alemão em tempos de (pós-) pandemia: impactos e construção de novos saberes. Campinas SP: Mercado das Letras, 2022, v. 1, p. 371-389
Last modified: Monday, 2 December 2024, 12:37 AM