Publicações correlatas
-
Uphoff, Dörthe; Cadarço, Wadson José Mendes. Synergien schaffen: Bericht über ein Kooperationsprojekt in der Grundausbildung von Deutschlehrenden an der Universität São Paulo. Kontexte. Internationales Journal zur Professionalisierung in Deutsch als Fremdsprache, v. 2, p. 123-133, 2024. Link
-
Uphoff, Dörthe; Arantes, Poliana Coeli Costa. Mudando os termos da conversa: questões decoloniais na produção de materiais didáticos para o ensino de alemão. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 6, n. 15, p. 40-56, 2023. Link
-
Uphoff, Dörthe. Das Rote Wien in einem brasilianischen Lehrwerkprojekt für den Hochschulbereich: zu den Möglichkeiten einer diskursiven Landeskunde auf A1-Niveau. In: Dengscherz, Sabine; Schweiger, Hannes; Reitbrecht, Sandra; Sorger, Brigitte. (orgs.). IDT 2022, Band 2, Kulturreflexiv, ästhetisch, diskursiv. Sprachenlernen und die Vielfalt von Teilhabe. Berlin: Erich Schmidt Verlag, 2023, v. 2, p. 57-63. Link
-
Fürst, Nicole de Paula; Uphoff, Dörthe. 200 anos de imigração alemã no Brasil: uma história de materiais didáticos de alemão produzidos no país. Projekt, v. 62, p. 19-28, 2023. Link
-
Arantes, Poliana; Uphoff, Dörthe (orgs.). Ensinar alemão em tempos de (pós-) pandemia. Campinas: Mercado de Letras, 2022. 536p. Link
-
Uphoff, Dörthe. Schulischer Fremdsprachenunterricht in Brasilien im Blickfeld einer wissenssoziologischen Diskursforschung. In: Bosančić, Saša; Keller, Reiner (orgs.). Diskurse, Dispositive und Subjektivitäten. Anwendungsfelder und Anschlussmöglichkeiten in der wissenssoziologischen Diskursforschung. Wiesbaden: Springer VS, 2022, p. 55-72.
-
Voerkel, Paul; Uphoff, Dörthe; Gruhn, Heike (orgs.). Germanistik in Lateinamerika. Entwicklungen und Tendenzen. Göttingen: Universitätsverlag, 2021. 501p. Link
-
Uphoff, Dörthe. DaF, DaZ, DaT, Língua Adicional: Wissensordnungen und Subjektpositionen in der Didaktik des Deutschen als Nicht-L1. Pandaemonium Germanicum, v. 24, n. 43, p. 38-65, 2021. Link
-
Uphoff, Dörthe; Arantes, Poliana. O ponto cego da autonomia: reflexões sobre o ensino de alemão no curso de Letras. In: Savedra, Mônica; Ferreira, Mergenfel; Bolacio, Ebal; Stanke, Roberta (orgs.). Travessias, encontros, diálogos nos estudos germanísticos no Brasil. Niterói: EdUFF, 2021, p. 299-322. Link
-
Uphoff, Dörthe. Ensino orientado para a ação e letramento crítico: interfaces possíveis. In: Bohunovsky, Ruth et al. (orgs.). Ensinar alemão no Brasil. Percursos e procedimentos. Curitiba: Editora UFPR, 2020, p. 15-30. Link
-
Uphoff, Dörthe. Quem são os especialistas no ensino de línguas? In: Rocha, Décio; Deusdará, Bruno; Arantes, Poliana, Pessôa, Morgana (orgs.). Pesquisar com gêneros discursivos: interrogando práticas de formação docente. Rio de Janeiro: Editora Cartolina, 2020, p. 143-153. Link
-
Uphoff, Dörthe. Aktuelle Einführungen in das Fach Deutsch als Fremdsprache: didaktisch-methodische Wissensordnungen im Umbruch. Matraga, v. 27, n. 49, p. 13-33, 2020. Link
-
Uphoff, Dörthe; Leipnitz, Luciane; Arantes, Poliana Coeli Costa; Pereira, Rogéria Costa (orgs.). Alemão em contexto universitário: ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Humanitas, 2019. 287p. Link
-
Uphoff, Dörthe. The place of language policy in pre-service German teacher education. Revista Letras Raras, v. 8, n. 3, p. 110-127, 2019. Link
-
Uphoff, Dörthe. O lugar da criticidade na formação inicial de professores de alemão. In: Ferraz, Daniel de Mello; Kawachi-Ferraz, Claudia Jotto (orgs.). Educação linguística em línguas estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2018, p. 231-247.
-
Uphoff, Dörthe; Leipnitz, Luciane; Arantes, Poliana Coeli Costa; Pereira, Rogéria Costa (orgs.). O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas, 2017 [edição eletrônica de 2019]. 240p. Link
-
Uphoff, Dörthe. Discursos sobre livro didático e planejamento de aula nas séries „Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache” e „Deutsch lehren lernen”. In: Moura, Magali; Bolacio, Ebal; Stanke, Roberta Sol; Saliés, Tânia Gastão (orgs.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, p. 144-161. Link
-
Uphoff, Dörthe; Fischer, Eliana; Azenha, João; Perez, Juliana Pasquarelli (orgs.). 75 anos de alemão na USP: Reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas, 2015 [edição eletrônica de 2019]. 333p. Link
-
Uphoff, Dörthe. A área de Alemão como Língua Estrangeira: desenvolvimento histórico e perspectivas atuais. Pandaemonium Germanicum, v. 16, n. 22, p. 219-241, 2013. Link
-
Uphoff, Dörthe. Uma pequena história do ensino de alemão no Brasil. In: Bohunovsky, Ruth (org.). Ensinar alemão no Brasil. Contextos e conteúdos. Curitiba: Editora UFPR, 2011, p. 13-30.