Publicações correlatas
Completion requirements
-
FERREIRA, M. A. V. ; ARANTES, P. C. C. . Dekoloniale Perspektiven für den Deutschunterricht anhand des brasilianischen Lehrwerkprojekts ?Zeitgeist?. Zeitschrift für Deutsch im Kontext von Mehrsprachigkeit, v. 40, p. 49-66, 2024.
-
UPHOFF, D. ; ARANTES, P. C. C. . Mudando os termos da conversa: questões decoloniais na produção de materiais didáticos para o ensino de alemãoARA O ENSINO DE ALEMÃO. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 14, p. 28-43, 2023.
-
LIRA FAVACHO CASPARY, RAYANNE ; ARANTES, POLIANA COELI COSTA . Temáticas neoliberais em livros didáticos de ensino de alemão. Palimpsesto, v. 22, p. 144-173, 2023.
-
SANTOS, A. G. ; ARANTES, P. C. C. . Modos de ensinar e aprender: entre disputas, relações de poder e resistências. In: Bruno Deusdará; Décio Rocha; Fátima Pessoa; Luciana Salazar Salgado. (Org.). Insurgências em tempos de pandemia. 1ed.São Paulo: Editora Urutau, 2023, v. , p. 121-134.
-
ARANTES, POLIANA COELI COSTA; DEUSDARÁ, BRUNO . Elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas com refugiados. In: Andrea Rodrigues; Bruno Deusdara; Juciele Pereira Dias. (Org.). Discursos em análise do/no presente. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2023, v. , p. 129-142.
-
ARANTES, P. C. C.ARANTES, P. C. C.; PERISSE, L. ; NASCIMENTO, E. M. F. . Heterotopic experiences in cinema and art: Camila O´Gorman and other places. Revista da ANPOLL, v. 53, p. 419-436, 2022.
-
ARANTES, P. C. C.RANTES, P. C. C.ARANTES, P. C. C.; CASPARY, R. L. F. . Atividades didáticas de ensino de alemão em contexto remoto emergencial: análise do poder e propostas de ação para a reflexão crítica. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v. 25, p. 64-88, 2022.
-
ARANTES, P. C. C.; UPHOFF, D. . Ensinar alemão em tempos de (pós-)pandemia:impactos e construção de novos saberes. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2022. v. 1. 536p .
-
UPHOFF, D. ; ARANTES, P. C. C. . Sobre a importância da interação no ensino de línguas adicionais: reflexões em tempos de pandemia. In: Poliana Arantes; Dörthe Uphoff. (Org.). Ensinar Alemão em tempos de (pós-) pandemia: impactos e construção de novos saberes. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2022, v. , p. 299-321.
-
DEUSDARA, B. ; ARANTES, P. C. C. ; MUYLAERT, T. . Enunciação em memes sobre a pandemia: análise discursiva de sentidos na web. Diálogo das Letras, v. 10, p. 1-18, 2021.
-
CARDOSO, J. ; ARANTES, P. C. C. . Diálogos sobre ensino e aprendizagem em tempos de resistência. 1. ed. Rio de Janeiro: Cartolina, 2021. 228p .
-
ARANTES, P. C. C.. Discursos sobre refugiados nos pronunciamentos do governo alemão: estereótipos, efeitos de sentidos e poder, entre acolhida e rejeição. In: Janaína Cardoso; Poliana Arantes. (Org.). Diálogos sobre ensino e aprendizagem em tempos de resistência. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Cartolina, 2021, v. , p. 104-111.
-
UPHOFF, D. ; ARANTES, P. C. C. . O ponto cego da autonomia: reflexões sobre o ensino de alemão no curso de Letras. In: Mônica Maria Guimarães Savedra; Ebal Sant?Anna Bolacio Filho; Mergenfel Andromergena Vaz Ferreira. (Org.). Travessias, encontros, diálogos nos estudos germanísticos no Brasil. 1ed.Niteroi: EDUFF, 2021, v. , p. 95-110.
-
AQUINO, M. C. ; ARANTES, P. C. C. . Partículas modais em alemão e seus equivalentes funcionais em português brasileiro: proposta de análise e classificação para o uso. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v. 23, p. 166-190, 2020.
-
GOMES, CRISTIANE SANTOS ; DIAS, MIDIAN OLIVEIRA ; RODRIGUES, BENEDITA MARIA RÊGO DEUSDARÁ ; PERES, PATRICIA LIMA PEREIRA ; ARANTES, POLIANA COELI COSTA ; RODRIGUES, BRUNO REGO DEUSDARÁ . Amamentação cruzada no cenário da precarização do trabalho em saúde: atuação do enfermeiro [Cross-breastfeeding in the scenario of health work precarization: nurse's role] [Lactancia cruzada en el escenario de precarización del trabajo de salud: papel de la enfermera]. REVISTA ENFERMAGEM UERJ, v. 28, p. e35224-7, 2020.
-
MEDEIROS, F. (Org.) ; ARANTES, P. C. C. (Org.) . Estudos Linguísticos e Literários: Miscelânea. 49. ed. Rio de Janeiro: Instituto de Letras, 2020. v. 27. 284p .
-
ROCHA, D. ; DEUSDARA, B. ; ARANTES, P. C. C. ; PESSOA, M. . Pesquisar com gêneros discursivos: interrogando práticas de formação docente. 1. ed. Rio de Janeiro: Cartolina, 2020. v. 1.
-
ROCHA, D. ; DEUSDARA, B. ; ARANTES, P. C. C. ; PESSOA, M. . Pesquisar com gêneros Discursivos: problematizando mídias e ambientes digitais. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Cartolina, 2020.
-
ROCHA, D. ; DEUSDARA, B. ; ARANTES, P. C. C. ; PESSOA, M. . Pesquisar com gêneros discursivos: interpelando mídia e política. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Cartolina, 2020.
-
ARANTES, P. C. C.; LIMA, C. G. (Org.) ; ARAUJO-JUNIOR, H. I. (Org.) . Revista Interagir: Pensando a Extensão. 29. ed. Rio de Janeiro: DEPEXT/SR-3/UERJ, 2020. 131p .
-
ARANTES, P. C. C.. Proposta de análise de livros didáticos de ALE sob a perspectiva da Análise do Discurso. In: Marceli Cherchiglia Aquino. (Org.). Organizadora Marceli Cherchiglia Aquino Was du schon immer über Linguistik, DaF und Interkulturalität wissen wolltest, aber nicht zu fragen wagtest: Reflexões sobre Linguística, Ensino-Aprendizagem e Interculturalidade em língua alemã. 1ed.São Paulo: Editora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 2020, v. , p. 30-39.
-
ROCHA, D. ; DEUSDARA, B. ; ARANTES, P. C. C. . Aula remota: um hipônimo do gênero aula ou um novo gênero de atividade?. In: ROCHA, D.; DEUSDARA, B.;ARANTES, P.C.C;PESSOA, M.. (Org.). Pesquisar com gêneros discursivos: interrogando práticas de formação docente. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Cartolina, 2020, v. , p. 49-67.
-
ROCHA, D. ; DEUSDARA, B. ; ARANTES, P. C. C. . O já dito e o jamais dito: o comentário e o ritual na guerra contra a escola. In: Rosimeri de Oliveira Dias; Heliana de Barros Conde Rodrigues. (Org.). Ordens do discurso: comentários marginais à aula de Michel Foucault. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2020, v. 1, p. 140-156.
-
DEUSDARA, B. ; ARANTES, P. C. C. . Multiplicidade de encontros com Cecília: uma ética-estética do contemporâneo. In: Ana Raquel Motta; Décio Rocha; Del Carmen Daher; Silma Ramos Coimbra Mendes; Vera Lucia de Albuquerque Sant?Anna. (Org.). Memórias dos Estudos Discursivos sobre as relações linguagem-trabalho: Homenagem à Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2020, v. 1, p. 67-74.
-
DEUSDARA, B. ; ROCHA, D. ; ARANTES, P. C. C. . Do 'ethos' ao etos. Cadernos de Estudos Lingüísticos, v. 61, p. e019020-17, 2019.
-
STAMBOWISKY, A. C. ; GIORGI, M. C. ; ARANTES, P. C. C. . Sou Pombagira de Umbanda, não me conhece quem não quer...?: imagens de Pombagira na MPB. Fórum Linguístico, v. 16, p. 4167-4180, 2019.
-
DEUSDARA, B. ; ROCHA, D. ; ARANTES, P. C. C. . Repensando a relação entre quadro cênico e cenografia: contribuição para o debate sobre racismo na publicidade. DESENREDO (PPGL/UPF), v. 15, p. 425-441, 2019.
-
DEUSDARÁ, BRUNO ; ARANTES, P. C. C. . Sentidos do refúgio em documentos oficiais: análise discursiva e política linguística. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 20, p. 52-73, 2019.
-
DA SILVEIRA, GUSTAVO ESTEF LINO ; ARANTES, POLIANA COELI COSTA ; DEUSDARÁ, BRUNO . -Só o Zé Lador se lembra deles-: etos e novas formas de produzir notícia. Letras de Hoje, v. 54, p. 338-349, 2019.
-
ARANTES, P. C. C.; UPHOFF, D. ; PEREIRA, R.C. ; LEIPNITZ, L. . Alemão em contexto universitário: ensino, pesquisa e extensão. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2019. 288p .
-
FREITAS, E. C. (Org.) ; ARANTES, P. C. C. (Org.) ; HAUBRICH, G. F. (Org.) ; DURRIVE, L. (Org.) . Desenredo: Interface entre estudos discursivos e ergológicos. 3. ed. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2019. v. 15. 519p .
-
ARANTES, P. C. C.; SILVA, C. A. (Org.) ; TORRES, E. (Org.) . Revista Interagir: Pensando a Extensão. 27. ed. Rio de Janeiro: DEPEXT/SR-3/UERJ, 2019.
-
ARANTES, P. C. C.; SILVA, C. A. (Org.) ; TORRES, E. F. (Org.) . Revista Interagir: Pensando a Extensão. 28. ed. Rio de Janeiro: DEPEXT/SR-3/UERJ, 2019. 138p .
-
ARANTES, P. C. C.. Formação docente em língua alemã: avanços e desafios de institucionalização de sentidos em documentos oficiais da licenciatura. In: Dörthe Uphoff; Luciane Leipnitz; Poliana Coeli Costa Arantes;Rogéria Costa Pereira.. (Org.). Alemão em contexto universitário: ensino, pesquisa e extensão. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2019, v. , p. 11-34.
-
ARANTES, P. C. C.. Eine pragmatische Gebrauchsanalyse der Modalpartikeln im deutsch-portugiesischen Vergleich. In: JOHNEN, Thomas; SAVEDRA, Mônica; SCHRÔDER, Ulrike.. (Org.). Sprachgebrauch im Kontext: Die deutsche Sprache im Kontakt, Vergleich und in Interaktion mit Lateinamerika/Brasilien (Kultur - Kommunikation - Kooperation; 23). 1ed.Sttutgart: Ibidem, 2019, v. 1, p. 173-198.
-
ARANTES, POLIANA; KAMBA, C. . Deslocamentos forçados, território, refugiados e a luta pela ocupação do espaço na macro e na micropolítica. In: Anita Loureiro de Oliveira; Catia Antonia da Silva. (Org.). Metrópole e Crise Societária. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2019, v. , p. 127-139.
-
ARANTES, P. C. C.. Língua como direito - cartografia de um projeto de extensão para refugiado(a)s na Uerj. In: Elaine Ferreira Torres; Catia Antonia da Silva. (Org.). Pensando e agindo na Extensão da Uerj. 1ed.Rio de Janeiro: Universidade do Rio de Janeiro, 2019, v. 1, p. 95-101.
-
LEONIDIO, R. ; DEUSDARA, B. ; ARANTES, P. C. C. . Sentidos do trabalho com crianças: Análise de enunciados em ambiente virtual. REVISTA E-SCRITA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIABEU, v. 9, p. 319-328, 2018.
-
ARANTES, P. C. C.ARANTES, P. C. C.ARANTES, P. C. C. . Imagens de aprendizes de ALE em livros didáticos e o disciplinamento dos saberes. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v. 21, p. 1-30, 2018.
- DEUSDARA, B. ; ARANTES, P. C. C. ; BRENNER, A. K. . 'It is a problem for everyone?: Concepts, Methods and Practices in the teaching Portuguese to refugees. Fórum Linguístico, v. 15, p. 3226-3240, 2018.
-
ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE ; PACHECO, SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO ; RODRIGUES, BENEDITA MARIA RÊGO DEUSDARÁ ; SILVA, LILIANE FARIA DA ; RODRIGUES, BRUNO RÊGO DEUSDARÁ ; ARANTES, POLIANA COELI COSTA . PRÁTICA SOCIAL DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO CUIDADO MATERNO AO PREMATURO NA UNIDADE NEONATAL. Texto e Contexto. (UFSC Impresso), v. 27, p. 1-10, 2018. Citações:4
-
DEUSDARÁ, BRUNO ; ARANTES, POLIANA COELI COSTA ; BRENNER, ANA KARINA . -É um problema de todo mundo-: conceitos, métodos e práticas no ensino de português para refugiados. FÓRUM LINGUÍSTICO (UFSC. IMPRESSO), v. 15, p. 3226-3240, 2018.
-
ARANTES, P. C. C.; DEUSDARA, B. ; BRENNER, A. K. ; ROCHA, D. ; CARVALHO, G. ; MARINA, A. ; SENDRA, D. ; RODRIGUES, I. ; MESQUITA, A. L. A. B. ; AGUIAR, A. M. T. ; REBELO, A. C. ; CYPRIANO, A. P. T. S. ; ANDRADE, A. T. ; BAALBAKI, A. ; KAREH, A. C. E. ; MOREIRA, C. ; BARBALHO, D. ; BARBOSA, D. P. C. ; AGUIAR, D. B. A. ; DOLIVO, F. ; et.al . Entre Nós: Português com Refugiados. 1. ed. Rio de Janeiro: Cartolina, 2018. 48p .
-
DEUSDARÁ, BRUNO ; ROCHA, D. ; RODRIGUES, I. ; PESSOA, M. ; ARANTES, P. C. C. . Em Discurso: Cenas Possíveis. 1. ed. Rio de Janeiro: Cartolina, 2018. 184p .
-
ARANTES, P. C. C.; SILVA, C. A. (Org.) ; TORRES, E. F. (Org.) . Revista Interagir: Pensando a Extensão. 26. ed. Rio de Janeiro: DEPEXT/SR-3/UERJ, 2018. 101p .
-
ARANTES, P. C. C.; SILVA, C. A. (Org.) ; TORRES, E. F. (Org.) ; LIMA, E. B. (Org.) . Revista Interagir: Pensando a Extensão. 25. ed. Rio de Janeiro: DEPEXT/SR-3/UERJ, 2018. 72p .
-
ARANTES, P. C. C.; DEUSDARA, B. . Ensino de línguas com refugiados: abordagens teórico-metodológicas. In: Joachim Born; Anna Ladilova; Dinah Leschzyk; Katharina Schön. (Org.). Sprachen, Kulturen und Politik in Bewegung ? Umbrüche, Aufbrüche und Kontakte in der Lusophonie. 1ed.Frankfurt: Peter Lang, 2018, v. 1, p. 1-20.
-
ARANTES, P. C. C.; GIORGI, M. C. . Linguística no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: análise da questão étnico-racial e suas dimensões políticas no livro didático. In: DEUSDARA;ROOCHA;RODRIGUES;PESSOA;ARANTES.. (Org.). Cenas Possíveis em Discurso. 1ed.Rio de Janeiro: Cartolina, 2018, v. , p. 83-104.
-
ARANTES, P. C. C.. Revista Interagir: Pensando a Extensão. Rio de Janeiro, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
TORRES, E. F. ; SILVA, C. A. ; ARANTES, P. C. C. . Revista Interagir: Pensando a Extensão. Rio de Janeiro, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ARANTES, P. C. C.; DEUSDARA, B. . Grupo focal e prática de pesquisa em AD: metodologia em perspectiva dialógica. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, p. 791-814, 2017. Citações:2
-
DEUSDARÁ, BRUNO ; ARANTES, POLIANA ; ROCHA, DÉCIO . CRUZANDO FRONTEIRAS: A PROMOÇÃO DE DIREITOS COM REFUGIADOS NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS. Revista Gragoatá (UFF), v. 22, p. 268-288, 2017. Citações:1
-
MACHADO, ANTÔNIA DA CONCEIÇÃO CYLINDRO ; ROSSI, CASSIANA SILVA ; RODRIGUES, BENEDITA MARIA REGO DEUSDARÁ ; PACHECO, SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO ; ARANTES, POLIANA COELI COSTA ; RODRIGUES, BRUNO RÊGO DEUSDARÁ . Análise de discurso nas pesquisas de enfermagem na saúde da criança e do adolescente [Discourse analysis in nursing research on child and adolescent?s health Análisis de discurso en las investigaciones de enfermería en la salud del niño y del adolescente. REVISTA ENFERMAGEM UERJ, v. 24, p. 1-6, 2017. Citações:2
-
RIBEIRO, V. A. M. ; ARANTES, P. C. C. . Aqui se faz política, ali só se dança: criação de fronteiras discursivas entre participantes da Parada LGBT de São Paulo na mídia jornalística brasileira. MOARA, v. 47, p. 31-52, 2017.
-
ARANTES, P. C. C.; UPHOFF, D. (Org.) ; LEIPNITZ, L. (Org.) ; PEREIRA, R.C. (Org.) . O ensino de alemão em contexto universitário:modalidades, desafios e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2017. 240p .
-
ARANTES, P. C. C.; SILVA, C. A. (Org.) ; TORRES, E. F. (Org.) ; LIMA, E. B. (Org.) . Revista Interagir: Pensando a Extensão. 24. ed. Rio de Janeiro: DEPEXT/SR-3/UERJ, 2017. 151p .
-
ARANTES, P. C. C.; SILVA, C. A. (Org.) ; TORRES, E. F. (Org.) ; LIMA, E. B. (Org.) . Revista Interagir: Pensando a Extensão. 23. ed. Rio de Janeiro: DEPEXT/SR-3/UERJ, 2017. 211p .
-
ARANTES, P. C. C.. Análise pragmática do uso de partículas modais em alemão e em português: incentivo às abordagens metalinguísticas no ensino de alemão em contexto universitário. In: Dörthe Uphoff; Luciane Leipnitz; Poliana Coeli Costa Arantes; Rogéria Costa Pereira. (Org.). O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2017, v. , p. 123-144.
-
ARANTES, P. C. C.. Português para refugiados: metodologia de elaboração de material didático. In: VIII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, 2017, Santos. Anais do VIII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2017.
-
ARANTES, P. C. C.. Dois dias, uma noite. Jean Pierre Dardenne e Luc Dardenne.. Revista Ergologia, 2017 (Resenha).
-
ARANTES, P. C. C.; SILVA, C. A. (Org.) ; TORRES, E. F. (Org.) ; LIMA, E. B. (Org.) . Revista Interagir: Pensando a Extensão. 22. ed. Rio de Janeiro: DEPEXT/SR-3/UERJ, 2016. 205p .
-
ARANTES, P. C. C.; SILVA, C. A. (Org.) ; TORRES, E. F. (Org.) ; LIMA, E. B. (Org.) . Revista Interagir: Pensando a Extensão. 21. ed. Rio de Janeiro: DEPEXT/SR-3/UERJ, 2016. 174p .
-
ARANTES, P. C. C.ARANTES, P. C. C.; DEUSDARA, B. ; BRENNER, A. K. . Língua e alteridade na acolhida a refugiados: por uma micropolítica da linguagem. Fórum Linguístico, v. 13, p. 1196-1207, 2016.
-
DEUSDARA, B. ; ARANTES, P. C. C. ; EDUARDO, F. . A ação pela palavra em notícias de telejornal: abordagem discursiva dosperformativos em (con)texto intersemiótico. Calidoscopio (Online), v. 14, p. 245-256, 2016.
-
ARANTES, P. C. C.ARANTES, P. C. C. ARANTES, P. C. C. . O problema da Recepção em Semiolinguística. Línguas & Letras (Online), v. 17, p. 94-111, 2016.
-
ARANTES, P. C. C.ARANTES, P. C. C.; DEUSDARA, B. ; ROCHA, D. O. S. . Ensino de Línguas com Refugiados: Implicações éticas, Políticas e Conceituais em tempos de Biopoder. Cadernos de Letras da UFF, v. 53, p. 167-185, 2016.
-
DEUSDARA, B. ; ROCHA, D. ; ARANTES, P. C. C. . Cartografar variedades de língua: código de linguagem e posicionamento. Caligrama: Revista de Estudos Românicos, v. 21, p. 49-67, 2016.
-
ARANTES, P. C. C.ARANTES, P. C. C. . Análise Discursiva sobre a representação do islã na mídia popular alemã: um estudo de caso. ECOS DE LINGUAGEM, v. 08, p. 27-39, 2016.
-
ARANTES, P. C. C.ARANTES, P. C. C. . Diskursive Analyse über die Repräsentation des Islamismus in der Boulevardzeitung: eine Fallstudie. ECOS DE LINGUAGEM, v. 08, p. 15-26, 2016.
-
ARANTES, P. C. C.; JOHNEN, T. . Ecos de Linguagem. Rio de Janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
SILVA, C. A. ; ARANTES, P. C. C. . Revista Interagir: Pensando a Extensão. Rio de Janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ARANTES, P. C. C.; DEUSDARA, B. R. R. ; WEYNE, L. . Mídia, cotidiano e trabalho na escola: fragilização dos vínculos e infantilização dos profissionais docentes. Desenredo (PPGL/UPF), v. 11, p. 134-154, 2015.
-
ARANTES, P. C. C.; DEUSDARA, B. R. R. . Português para refugiados: aliando pragmática e discurso em resposta a uma demanda concreta. Letrônica, v. 8, p. 45-59, 2015.
-
ARANTES, POLIANA COELI COSTA. Modos De Descrição Na Imprensa Popular Da Alemanha E Do Brasil: Categorias Para Análise Das Maneiras De Descrever. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 12, p. 158-178, 2015.
-
CARDOSO, J. (Org.) ; ARANTES, P. C. C. (Org.) ; BERNARDO, S. (Org.) ; BAALBAKI, A. (Org.) . Linguagem: Teoria, análise e aplicações. 1. ed. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Letras - UERJ, 2015.
-
ARANTES, P. C. C.; MARTINS, J. S. A. ; RIBEIRO, L. S. ; NASCIMENTO JUNIOR, R. F. ; LIRA, R. J. G. . Considerações sobre a utilização didática de textos midiáticos em língua alemã. In: 1o Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos, 2016, São Paulo. Anais do 1º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG). São Paulo: ABEG Editora, 2015. v. 1. p. 233-240.
-
ARANTES, P. C. C.; RIBEIRO, L. S. ; MARTINS, J. S. A. . Didatização de textos midiáticos e processo avaliativo horizontal:aplicação em sala de aula de alemão como língua estrangeira. In: 9. COngresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2015, São Leopoldo. Anais do Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015.
-
ARANTES, P. C. C.. Eine pragmatische Gebrauchsanalyse im deutsch-portugiesischen Vergleich. In: 9. Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2015, São Leopoldo. Anais do Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015.
-
ARANTES, P. C. C.; MARTINS, J. S. A. ; RIBEIRO, L. S. ; NASCIMENTO JUNIOR, R. F. ; LIRA, R. J. G. . O trabalho com textos midiáticos em sala de aula de língua alemã como LE: propostas de trabalho com análises linguístico-discursivas e a didatização de conteúdos. In: 1o Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos ABEG. São Paulo: ABEG, 2015. v. 1. p. 44-45.
-
ARANTES, P. C. C.. Análise discursiva e pragmática dos conectores concessivos trotzdem, obwohl e dennoch: contribuições para o ensino de DaF. In: 1o. Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos ABEG. São Paulo: ABEG, 2015. v. 1. p. 69-69.
-
ARANTES, P. C. C.. Recepção e análise do discurso: pontos possíveis de articulação. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL), v. XVIII, p. 721-732, 2014.
-
ARANTES, P. C. C.. Herausforderungen im DaF-Unterricht für Lerner mit unterschiedlicher Zielorientierun. In: LAUER, Gerhard. (Org.). Germanistik in Brasilien: Herausforderungen, Vermittlungswege, Übersetzungen. 1ed.Göttingen: Wallstein Verlag, 2014, v. , p. 134-146.
-
ARANTES, P. C. C.; SCHRÖDER, Ulrike Agathe . A dêixis social em sala de aula de ALE: propostas para uma unidade de ensino. In: MOURA, M. S. (Org.) ; SALIES, T. G. (Org.) ; STANKE, Roberta Cristina Sol Fernandes (Org.) ; BOLACIO, Ebal Sant'Anna (Org.). (Org.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. 1, p. 176-198.
-
ARANTES, P. C. C.. Análise em recepção em análise do discurso. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2014. v. XVIII. p. 52-52.
-
ARANTES, P. C. C.. Desconstruindo o imaginário sociodiscursivo sobre a opinião na imprensa popular. In: WANDER EMEDIATO. (Org.). A construção da opinião na mídia. 1ed.Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013, v. , p. 203-222.
-
ARANTES, P. C. C.. The differences in the discursive approach of political and economic issuesin Brazilian and German popular newspapers: A case study. In: Augusto Soares da Silva; José Cândido Martins; Luísa Magalhães; Miguel Gonçalves. (Org.). COmunicação Política e Económica. 1ed.Braga: Aletheia, 2013, v. , p. 141-154.
-
ARANTES, P. C. C.. Ficção e realidade nos conteúdos enunciativos do Boulevardzeitung da Alemanha: o que mudou em 60 anos de existência. Revista UNIABEU, v. 5, p. 78-90, 2012.
-
ARANTES, P. C. C.. Pré-Teste em Recepção sobre a Influência das cores em manchetes de jornal popular. Revista Virtual dos Estudantes de Letras (ReVeLe), v. 3, p. 1-16, 2011.
-
ARANTES, P. C. C.. Abordagens de Gêneros Textuais veiculados em livros destinados a aprendizes de LE em Língua Alemã. In: VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal. Abordagens de Gêneros Textuais veiculados em livros destinados a aprendizes de LE em Língua Alemã, 2011.
-
ARANTES, P. C. C.. Abordagens de Gêneros Textuais acerca do Discurso Jornalístico veiculado em livros destinados a aprendizes de LE em Língua alemã e Língua portuguesa. In: Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal. Caderno de Programação e Resumos do VI SIGET, 2011. p. 157-157.
-
ARANTES, P. C. C.. Afinal, (o que) pensam os TU-destinatários?. In: IX Congresso LAtino-Americano de Estudos do Discurso -ALED, 2011, Belo Horizonte. Resumos e Programação. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2011. v. 9. p. 11-369.
-
ARANTES, P. C. C.. Trabalhando com atividades em grupo ou dupla em sala de aula: incentivo ao aprendizado autônomo de alemão como LE através da motivação e criatividade. Projekt (Curitiba), v. 48, p. 49-52, 2010.
-
ARANTES, P. C. C.. Contribuições e releituras à Análise do Discurso em Estudo Comparativo de Jornais Populares. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 2, p. 162-177, 2010.
-
ARANTES, P. C. C.; FERREIRA Luciane Corrêa . A metáfora No Contexto Midiático Sócio-Discursivo. In: IX Encontro do CELSUL, 2010, Palhoça. ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, 2010. v. 9.
-
ARANTES, P. C. C.. (Re)descobrindo o Jornal Popular através do Modo de Organização do Discurso Enunciativo. In: II Fórum Internacional de Análise do Discurso, 2010, Rio de Janeiro. Anais do II Fórum Internacional de Análise do Discurso, 2010. p. 236-241.
-
ARANTES, P. C. C.. Aspectos Socioculturais na Eclosão de Gêneros em um Domínio Discursivo Jornalístico. In: III Çolóquio ALED Brasil, 2010, Recife. Anais do III Colóquio ALED Brasil: discurso e práticas sociais, 2010.
-
ARANTES, P. C. C.. Imagens de leitores em jornais populares do Brasil e da Alemanha. In: III simpósio internacional sobre análise do discurso, 2008, Belo Horizonte. Anais do III simpósio internacional sobre análise do discurso, 2008.
-
ARANTES, P. C. C.. Identidade cultural em questão: sala de aula 2008 (Boletim on-line).
-
ARANTES, P. C. C.. Identidades culturais em textos do Delfin: como trabalhar a diversidade em sala?. Projekt (Curitiba), v. 45, p. 54-58, 2007.
Last modified: Tuesday, 10 December 2024, 2:34 PM